O Hospital Manoel Gonçalves assumiu a administração do Pronto-Socorro em novembro de 2017. O serviço, antes gerido pela Prefeitura de Itaúna, passou por mudanças que ampliaram o espaço físico do local e melhoraram o fluxo de atendimentos.
O pronto-socorro atua, principalmente, na assistência a casos de urgência e emergência. Para melhor organizar os atendimentos, é utilizado um sistema de triagem que prevê escalas de urgência para o atendimento dos pacientes. Esse sistema utiliza diversos critérios para classificação da gravidade e, ao final da avaliação, os pacientes são separados por cores.
A avaliação pelo profissional de saúde não é subjetiva, mas é baseada em aspectos específicos, chamados de discriminadores, o que garante uma avaliação real e criteriosa dos pacientes que precisam de mais rapidez para serem atendidos. Os critérios de impacto imediato no tempo de espera do paciente são: risco de morte, dor, hemorragia, nível de consciência e temperatura.
O paciente que chega ao Pronto-Socorro é atendido na recepção, onde abre prontuário. Em seguida, o enfermeiro triagista avaliará o estado clínico com base nas queixas relatadas, sinais vitais e sintomas, para assim identificá-lo com a cor que corresponde ao seu problema.