O Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), conforme Portaria nº 2616/GM de 12 de maio de 1998 do Ministério da Saúde, é um órgão de assessoria à Direção Geral e de execuções das ações de controle de infecção hospitalar. O Programa de Controle de Infecção Hospitalar é um conjunto de ações de base anual, mas que sofre avaliações ao longo do ano, desenvolvido com vistas a redução máxima possível da incidência e gravidade das infecções hospitalares.
Atuação:
- Vigilância epidemiológica e microbiológica: investigação de surtos; prevenção e controle de infecção associada a procedimentos invasivos (sonda vesical de demora, cateter venoso central, ventilação mecânica, infecção sitio cirúrgico/ pneumonia pós procedimentos); etc.
- Auditoria de antibióticos;
- Ações educativas: campanhas de higienização das mãos; desenvolvimento de práticas educativas para prevenção e controle de infecção hospitalar junto aos colaboradores do Hospital Manoel Gonçalves De Sousa Moreira; etc.
- Avaliação de processos: treinamento da equipe técnica; elaboração de relátorio mensal enviado a vigilância sanitária municipal, estadual e Anvisa (Formsus).
Os processos elaborados pelo CCIH geram como resultados:
- Relatório de indicadores epidemiológicos;
- Relatório de vigilância microbiologica;
- Relatório de isolamento e precauções;
- Relatório de auditoria de antimicrobianos.
A vigilância epidemiológica e microbiológica é realizada através dos seguintes métodos:
- Busca ativa no setor crítico (CTI): diariamente
- Busca ativa em setores não críticos: semanalmente